Governo do Estado lança Unidades Demonstrativas da Epamig para levar novas tecnologias ao campo
O Governo de Minas Gerais está levando novas tecnologias ao campo, para a intensificação e diversificação de culturas agrícolas no Leste e Nordeste do estado. A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), com a participação de diversos parceiros, lidera o projeto de instalação de 20 unidades demonstrativas.
Unidade Demonstrativa é um projeto novo para contemplar regiões onde não existem fazendas experimentais da Epamig. A primeira a ser implantada é em Teófilo Otoni, no Território Mucuri, a 447 km de Belo Horizonte. A área disponibilizada tem 1,5 hectares.
O espaço será distribuído entre culturas de café, hortaliças agroecológicas e forrageiras para alimentação animal. O acesso dos produtores à unidade se dará por meio de dias de campo, encontros técnicos, cursos, orientações ambientais e prestação de assistência técnica e extensão rural. Inicialmente, o objetivo é ampliar consideravelmente a produção do café conilon nas localidades atendidas.
As outras 19 unidades serão anunciadas quando houver consolidação das parcerias entre os diversos órgãos, inclusive, as prefeituras municipais. O Leste e o Nordeste de Minas Gerais têm características climáticas adequadas para o plantio de café e se assemelham a regiões do Espírito Santo, estado que possui a maior área plantada da variedade conilon no Brasil.
Com o aumento da temperatura – resultado do aquecimento global – existe possibilidade de diminuição de áreas para plantio do café arábica nos próximos anos. A variedade, que é considerada mais nobre, pode perder espaço na produção mineira, a maior do país. Diante desse quadro, o Governo do Estado trabalha no estímulo à produção do café conilon, variedade resistente a altas temperaturas, entre outros fatores combinados.